Departamento: Sócios
Marcelo Cavali
Sócio

Sócio do Madruga BTW nas áreas de Direito Penal do Mercado Financeiro e de Capitais, Contencioso e Direito Administrativo Sancionador. Foi Juiz Federal por quinze anos, tendo atuado na Vara Especializada em Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro de São Paulo, onde proferiu as primeiras sentenças pelos crimes de uso indevido de informação privilegiada (insider trading) e manipulação do mercado de capitais. Conduziu e julgou processos relevantes de lavagem de dinheiro e crimes financeiros.
Foi Juiz Instrutor e Auxiliar no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça, no Tribunal Superior Eleitoral e no Conselho Nacional de Justiça.
Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP), foi pesquisador na Columbia Law School (2015-2016) e realizou pós-doutorado na Harvard Law School . Professor de Direito Penal Econômico da FGV-SP.
Desde maio de 2023, é também Consultor Legislativo do Senado Federal para as áreas de Direito Penal, Processual Penal e Segurança Pública.
Autor de livros e artigos acadêmicos no Brasil e no exterior. Entre eles: CAVALI, Marcelo Costenaro. Cláusulas gerais antielusivas: reflexões acerca de sua conformidade constitucional em Portugal e no Brasil. Coimbra: Almedina, 2006. CAVALI, Marcelo Costenaro. Manipulação do mercado de capitais: fundamentos e limites da repressão penal e administrativa. São Paulo: Quartier Latin, 2018. CAVALI, Marcelo Costenaro. Insider Trading: repressão administrativa e penal do uso indevido de informação privilegiada. São Paulo: Quartier Latin, 2022.
Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês e Português.
Felipe Figueiredo Gonçalves
Sócio

Atua na área na área Direito Penal Econômico e Empresarial no Madruga BTW, em Brasília, com foco em crimes contra o sistema financeiro nacional e contra o mercado de capitais.
Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV DIREITO SP. Foi pesquisador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV/SP, onde coordenou a criação e a implementação do Laboratório de Empresas Nascentes de Tecnologia (LENT).
Idiomas: Espanhol, Inglês e Português.
Frederico Martins
Sócio

Lidera a área de Direito Administrativo, atuando em especial em temas relacionados às Leis Anticorrupção e de Improbidade Administrativa, Direito Sancionador, além de ser especializado em licitações e contratos.
Com destacada atuação em Direito Público, já integrou a Procuradoria-Geral da República, foi Procurador Federal na Advocacia-Geral da União e, atualmente, exerce também o cargo público de Procurador do Estado do Rio Grande do Norte.
Alexandre Cordeiro
Sócio

Advogado especializado em Direito Administrativo com ênfase na gestão de contratos administrativos, aspectos regulatórios e sancionatórios da Administração Pública e alternativas consensuais para soluções de conflitos.
Atuou no Ministério Público Federal como servidor de carreira por onze anos, integrando, por todo o período, o corpo de assessoramento superior junto à PRR – 3a Região.
Cedido para atuar junto ao poder executivo municipal paulistano, ocupou a superintendência jurídica da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB, por um período de três anos.
Em seguida, atuou por dezoito anos junto ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo, ocupando o cargo de Chefe de Gabinete e a indicação de Conselheiro Substituto.
Mestre e Especialista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, respectivamente nas áreas de Direito do Estado e Direito Empresarial.
Joana Siqueira
Sócia

Sócia do Madruga BTW e especialista em responsabilidade de empresas e dirigentes, Joana atua nas áreas de Direito Penal Empresarial, Direito Administrativo Sancionador e de Ética Corporativa e Compliance. Durante dez anos foi advogada interna de grupo econômico privado, responsável pela estratégias de defesa em processos judiciais e administrativos estratégicos.
Atuou na defesa de pessoas físicas e jurídica em diversas ações criminais e processos sancionadores, decorrentes dentre outras da Operação Lava Jato, Postalis, Ponto Final.
Mestre em Direito Penal Econômico pela FGV-SP, desenvolvendo dissertação e publicações sobre o tema da responsabilidade por omissão imprópria de acionistas controladores. Pós-graduada em Direito do Estado e da Regulação pela FGV-RJ.
Claudia Chagas
Sócia

Sócia do Madruga BTW em Brasília, juntou-se ao Escritório após mais de 24 anos de carreira como Promotora de Justiça (MPDFT).
Foi Secretária Nacional de Justiça e Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por dois mandatos.
Lidera a área de Proteção de Dados do escritório e atua nas áreas de Direito Penal e Administrativo, em especial em temas relacionados às Leis Anticorrupção e de Improbidade Administrativa, Direito Sancionador, licitações e contratos.
Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Sistemas de Justiça Criminal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF).
Carlos Wehrs
Sócio

Sócio do Madruga BTW no Rio de Janeiro, atua na área Penal Empresarial com foco na defesa criminal de indivíduos e na representação de empresas vítimas de crimes.
Professor convidado de Direito Penal e Direito Penal Econômico na graduação e pós-graduação da FGV.
Mestre em Direito pela Universität Augsburg, na Alemanha, Especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra/Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).
Mariana Tumbiolo
Sócia

Mariana é sócia no escritório Madruga BTW de São Paulo. É advogada duplamente qualificada, registrada nas Ordens dos Advogados do Brasil e da Califórnia. Membro da Women’s White Collar Defence Association e da Concilium – Global Compliance, Investigation & Defense Network. Também atua como presidente do conselho da Iniciativa Brasil-EUA de Advogados de Colarinho Branco com 40 anos ou menos.
Ela representou indivíduos e empresas em diversas investigações e processos criminais importantes, como as Operações Zelotes, Pausare e Lava Jato.
Possui mestrado em direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e LL.M pela Northwestern Law School, em Chicago, EUA.
Idiomas: Espanhol, Inglês, Italiano e Português.
Ana Maria Belotto
Sócia

Lidera a área de Ética Corporativa e Compliance do escritório.
Advogada inscrita no New York Bar e Solicitor registrada na Law Society of England and Wales.
Participou da negociação de diversos acordos de leniência multijurisdicionais como os recentes acordos da Rolls-Royce e da Amec Foster-Wheeler (Wood).
Realizou avaliação de riscos, estruturação de programas de compliance e adaptação de programas estrangeiros para empresas que atuam em diversos setores como tecnologia, telefonia, energia, Óleo & Gás, Mineração, bancário e financeiros, dentre outros.
Idiomas: Espanhol, Inglês e Português.
Antenor Madruga
Sócio

Advogado desde 1991. Entre 1996 e 2007, foi Advogado da União, tendo ocupado diversos cargos no Governo, entre eles: Consultor da União para Assuntos Internacionais, Diretor do Centro de Estudos da AGU, Procurador-Geral Adjunto, Procurador Regional da União da 1ª Região, Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, Secretário Nacional de Justiça, membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Foi também o idealizador e primeiro coordenador da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Foi ainda Consultor do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC, Viena).
Em 2008, entrou para a iniciativa privada atuando nas áreas de Penal Empresarial, Direito Administrativo, Internacional, Recuperação de Ativos e Ética Corporativa. É Conselheiro Independente do Conselho de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Membro da International Academy of Finantial Litigators.
Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP).
Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português.